terça-feira, 2 de junho de 2009

S.C. Gonçalense por Zegerardo (parte IV)

Futebol de Competição

Depois dos tempos da “salada de bacalhau”, deu-se naturalmente a passagem para o futebol de competição.

Em 1966, logo no ano de estreia do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da AF da Guarda, o SCG sagra-se campeão e ascende à 1.ª divisão! Desta grande equipa, que eu com 10 anos ainda me lembro de ver jogar, faziam parte entre outros os meus tios Hermínio e Toneca (forneiros)! Também lembro que jogavam o Ti Luís Bernardo, o Tó e o Zé Pico, o Ilídio Barbas, e penso que o Manel “Bocheca! O guarda-redes era o Zé Evaristo! Existe uma fotografia no clube com esta formação vitoriosa!

Logo a seguir, em 1968/69, dá-se a primeira vitória no campeonato da 1.ª Divisão e a consequente subida à 3.ª Divisão Nacional e participação na Taça de Portugal.

No campeonato nacional e jogando com equipas de outro nível económico fomos dando luta mas acabámos por ficar em último lugar!

Na Taça de Portugal também ficámos pela primeira eliminatória jogando com o Fafe e perdendo por cinco bolas a zero!

Valeu a experiência e a festa que os gonçalense faziam sempre em cada jogo, em casa ou fora! Grande espírito desportivo o da gente daquela época!

Em 1976/77, nova vitória do SCG no distrital da 1.ª divisão! Nesta vitória eu também participei pois alinhei como titular nos dois primeiros jogos do campeonato! Depois, por motivos profissionais tive que abandonar a equipa! Ficou a mágoa por no final do campeonato, não ter recebido a faixa de campeão! Ninguém se lembrou de mim e de outros atletas na mesma situação! Lamentável!

Pois desta segunda vez nos nacionais, aconteceu quase o mesmo que na anterior! Ficámos novamente em último lugar mas desta vez conseguimos uma vitória caseira. Lembro-me bem do golaço conseguido pelo Tó Piquito, de livre directo marcado ali do lado do pinho (para quem conhecia o campo), contra o Carapinheirense!

Na taça de Portugal coube-nos defrontar a Naval 1.º de Maio. Claro que também não passámos desta eliminatória pois perdemos em casa por 0 a 2!

Depois disto ainda participámos em vários campeonatos! Descemos à segunda divisão e fomos novamente campeões de zona! Perdemos na final com o Manteigas por 1 bola a 0, no Campo do Sabugal! Eu também participei neste jogo e neste campeonato!

No ano de 1988/89, sendo eu o treinador, descemos novamente à 2.ª divisão, apesar de termos ficado classificados no antepenúltimo lugar! Normalmente só desciam as duas últimas equipas mas por azar nosso, nesse ano desceram três equipas do distrito da 3.ª divisão nacional, o que obrigou a que descesse também uma terceira equipa à 2.ª distrital!

Agora, o SC Gonçalense e bem, dedica-se às escolinhas de futebol. Chegou-se à conclusão que economicamente não é mais possível manter uma equipa sénior com a necessária e desejável qualidade!

Parece-me que é assim, com o futebol de formação que se pode continuar a alimentar o gosto pelo desporto nos nossos jovens e até nos adultos responsáveis, que compreendem perfeitamente que os tempos não estão para brincar aos “futebóis” de competição.

Futebol Juvenil

Cerca de 1980/81 organizou-se em Gonçalo um Torneio de Verão para jovens futebolistas! Claro que o SCG também participou e com uma grande equipa que ganhou o Torneio, vencendo na final o Belmonte, num jogo muito difícil devido à grande valia dos belmontenses! Dessa equipa faziam parte o Luís Augusto, o Tó Amaral, o Tó Jorge Gerardo, o Zé Carlos “Forneiro” o João Filipe “Simão”, o Zé Carlos Lucas, os manos Rente (Zé e Rui), o Alcides (Palancho), o Zé Luís “Charré”, o Zé António Melo, o Quim Bernardo, o Zé Albano Monteirinho, o Mique… O guarda-redes era um rapaz de Caria chamada Júlio! O massagista era o Herminito e o treinador era este vosso humilde conterrâneo!

Na sequência desta iniciativa, deu-se no ano seguinte a inscrição de uma equipa do SCG no Campeonato Distrital de Juvenis da Guarda!

Não podendo contar com os elementos mais velhos da anterior equipa, fomos buscar alguns reforços às aldeias vizinhas – lembro-me do Paulo Botas, do Quim Canhoto e dos manos Cortinhas do Colmeal da Torre, do Joãozito de Belmonte e do Zé Alexandre de Famalicão.

Conseguimos o 2º lugar no Campeonato, atrás do Almeida e só não subimos ao Nacional porque fomos indecentemente roubados num jogo disputado no Sabugal!

No ano seguinte desfez-se esta equipa, já que a maior parte dos juvenis era de último ano, e arrancou-se para um projecto de iniciados (Quim Toninho, Jorge Tenda, Manuel Silva, Toninho Adriano, entre outros… Continuei como treinador e novamente ficámos no 2.º lugar!

Jogadores

Desde o inicio que passaram pelo SCG jogadores de boa e muito boa qualidade! Na minha modesta opinião destaco aqui alguns que eu considero como os melhores que eu vi jogar: Hermínio Forneiro, Hilario “Mocas”, Luís Bernardo, Tó Pico, Toninho Teles, Óscar Pinto, Zé António Pissarra, Zé Mosca, Luís Augusto Matos. Se tivesse que escolher o melhor de todos votava no Tó Pico! Grande médio construtor e distribuidor de jogo!

Dos guarda-redes destaco o Zé Vinhas, o Carlos”Chalupa” o Zé da “Burra” e o Carlos “Alentejano”!

Uma palavra de apreço para o Zé Padeiro, sempre esforçado e bom guarda-redes mas, na minha opinião, num patamar abaixo dos já citados!

Quando frequentei o Curso de Treinadores da AF da Guarda, ouvi alguns velhotes ex-jogadores da Desportiva, nomearem o Isaque Vinhas como um dos melhores jogadores nascidos no distrito! Pena que eu já não o tenha visto jogar (aliás, penso que ainda o vi uma ou duas vezes mas as recordações são muito ténues)! O certo é que se contam histórias muito engraçadas dos seus tempos de jogador! Dizem que chegava a levar um alfinete para picar os defesas durante os pontapés de cantos!

(Continua)
Um abraço

Zegerardo em 21-05-2009


Sem comentários: