terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Terra de artistas e da boa arte

Valeu a experiência e a festa que os gonçalense faziam sempre em cada jogo, em casa ou fora! Grande espírito desportivo o da gente daquela época!
In S.C. Gonçalense por Zegerardo (parte IV)

"Gonçalo terra de artistas e da boa arte" é assim que somos conhecidos por toda a gente que conhece esta vila por este mundo fora e identicamente é assim que julgo que este povo gosta de ser tratado.
Apesar de todos os problemas que ultrapassamos com a falta de trabalho na nossa vila que é um dilema que já começa a assombrar por cá, também continuamos com a recuperação da nossa boa arte esquecida, mas não é disso que quero falar aqui hoje mas sim do verdadeiro sentido da frase.
Não somos só "terra de artistas" na construção de um cesto, no futebol no Domingo ouvi tal de um jovem idoso que estava naquele momento a ver o Gonçalense "Olha aquele rapaz é um artista", afinal somos igualmente terra de artistas no futebol!!
Agora quanto a ultima parte da frase "boa arte" posso afirmar que somos bons em todas as artes, e nós todos juntos somos um povo que temos a boa arte do adepto assim como refere o Snr.Gerardo na sua publicação.
Ou seja, se somos Terra de artistas e de boa arte, então vamos espalhar a nossa arte cada um com o seu papel, o S.C.Gonçalense precisa da arte dos seus adeptos no apoio nos jogos assim como os artistas precisam dos adeptos para mostrarem a arte.
Futebol é arte e o adepto expressa-se de diversas formas, uns refilam outros mandam os famosos carvalhos outros batem o pé, cada adepto apoia da forma que lhe é característica mas aquele momento, aquelas 2 horas que vivemos dentro daquele jogo, que parece que temos os comandos dos jogadores na mão, ou por vezes gostávamos de ter, são momentos que são vividos com entusiasmo e com a adrenalina que devem ser vividos, são momentos que gostamos de viver e que são necessários, quem não sai dum jogo mais relaxado depois de ter chamado os nomes todos possíveis e imaginários ao arbitro e á equipa adversaria? Quem não sai contente dum estádio quando o seu clube ganha? Quem não gosta da cara de triste do adversário? Quem não é um pouco sarcástico quando o assunto é futebol e o seu emblema?
O que é aborrecido aos Domingos? Em Gonçalo é não haver futebol, julgo que a maioria dos leitores pensa de igual forma, mas para isso precisamos de incentivar, não julgar, e apoiar, assim matamos o famoso bichinho do futebol. O futebol precisa de tudo que o rodeia para poder crescer na nossa vila. Eu ainda espero ver este Gonçalense nas nacionais de futebol.
Força Gonçalense

Sem comentários: