sexta-feira, 22 de maio de 2009

S.C.Gonçalense por Zegerardo (Parte I)


SCG

Com o aproximar do 70.º aniversário do S.C.Gonçalense, parece-me a altura certa para aqui partilhar algumas lembranças dos tempos passados deste clube que está dentro dos nossos corações.

Vou compartimentar as várias situações, de maneira a que seja mais fácil escrevê-las e ao mesmo tempo que sejam de mais fácil leitura para os interessados. As informações mais antigas foram-me fornecidas oralmente pelo meu pai, Manuel Gerardo! É natural que surjam algumas pequenas falhas mas a memória às vezes pode pregar-nos partidas.


Fundação

O S.C.Gonçalense nasceu oficialmente no dia 3 de Junho de 1939! Antes existiam dois grupos informais, um dos mais jovens e outro dos mais idosos. que rivalizavam nas preferências dos gonçalense! O SCG nasce quando os vários elementos destes dois grupos acordam na necessidade de formalizar um clube representativo da freguesia que possa rivalizar com mais qualidade com as aldeias vizinhas!

Em arquivo existe a acta e a lista de fundadores do SCG. Este documento esteve exposto nas festividades do cinquentenário do clube. Na altura, colocou-se no átrio de entrada da sede uma placa em mármore, homenageando os nomes desses cerca de 20 sócios fundadores da nossa querida colectividade!


Instalações

O clube começa por instalar-se numa loja, ali onde hoje habita o Jorge do MaiBom!

No entanto, estas instalações cedo se mostraram inadequadas face ao aumento do número de associados e às limitações que apresentava à realização das actividades que se pretendia desenvolver!

Passa-se então para a segunda sede, a casa do Sr. Fonseca, onde hoje está o Café do Americano (Manuel Figo)! Nesta altura era presidente o Sr. Augusto Martinho! Aqui as condições já eram bem melhores!

Por razões que não chegaram ao meu conhecimento, passados alguns anos o clube passou para uma nova sede! Agora era na casa do Sr. Monteiro, logo ao lado do chafariz do fundo do povo! Como presidente estava agora o Sr. Neves! Foi aqui que os famosos bailes do SCG se iniciaram, ao som de uma simples harmónica ou abrilhantados pelo musicalíssimo Conjunto de Cordas (ainda os vi e ouvi tocar já na última sede, com a formação António Pico, Augusto Canada, Aníbal Tareco, Ti Peles e Acácio Marujo).

Foi também nesta sede que se iniciou o Rancho Folclórico de Gonçalo (a fotografia que está no blog Gonçalo Cultural e Ordem do Carvalho Grande) e um Grupo de Teatro! As representações eram levadas a cabo num quintal que existia ao fundo do povo, onde morava a Ti Albertina “Tíndare”! A finalidade era arranjar verba para o Clube poder sobreviver!

Mais tarde passa-se então para a sede que se mantém até hoje! Aquela que eu sempre conheci e que agora está em avançado estado de degradação!

- Aqui aprendi a jogar ténis-de-mesa, matraquilhos e bilhar russo!

- Aqui se desenrolavam grandes noites de sueca, dominó e truque!

- Aqui se passavam em directo as noites do dia 7 de Setembro!

- Aqui assisti à minha primeira sessão de cinema – “Os Últimos Dias de Pompeia”!

- Aqui se assistia a sessões televisivas como se fossem projecções cinematográficas!

- Aqui, a maior parte dos gonçalenses teve o seu primeiro contacto com a dança!

(Continua)

Um abraço

Zegerardo em 21-05-2009



Sem comentários: